segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Troca interna (2)- Wilton Bernardo




Pois é, infelizmente não podememos publicar o Podcast, mas em troca lhes damos uma troca interna com o criador do projeto cultural Oficina HQ (no qual eu sou aluno), Wilton Bernardo,confiram aí:




1*Como você começou a "quadrinizar" as suas idéias?


Desde sempre eu desenhei, como todos, afinal, no jardim de infância, nossa principal atividade é desenhar...rs rsrs até que aprendemos a escrever. E ai vem uma das decisões. Começa a ficar claro quem realmente gosta e vai continuar desenhando ou não.




2*De onde veio a idéia do Oficina HQ?


Na verdade esse não é um nome tão diferente. Acho que o trunfo dele está na objetividade. Eu até já tinha conhecido 2 pessoas que realizaram Oficinas aqui em Salvador em 1991 e usaram esse nome. Mas já em 1992 elas passaram a usar o nome Planeta HQ. Eu as conhecia, inclusive em 1991, participei da Oficina. Enfim... em 2003, eu me formei pela Universidade Federal em Artes Visuais. Esse fato, foi importante pra eu ter mais tempo e finalmente colocar em prática a idéia que eu vinha alimentando de realizar Oficinas de Quadrinhos, uma paixão antiga. (Participei de alguns cursos e oficinas e sempre me imaginava fazendo aquilo, ensinando – Fiz curso de História dos Quadrinhos com Gutemberg Cruz, e fiz uma Oficina de Cartum com Maurício Pestana). Finalmente escrevi o projeto e apresentei para a EBEC que topou sediar a Oficina. Até então eu tinha apenas um Projeto para realizar Oficinas de Quadrinhos. Como o que eu realizaria era apenas Oficinas eu achei que Oficina HQ seria perfeito. Como medida de segurança, mesmo já sabendo que O nome adotado desde 1992 pelas 2 pessoas que realizaram a Oficina em que participei se chamava Planeta HQ, procurei os meios legais: fiz pesquisa no INPI para ver se havia registro, busquei na internet referências a esse nome e não havia nada. Eu fui atrás de ex-alunos do Planeta HQ que me confirmara e me mostraram provas do que eu já sabia. O nome Oficina HQ estava livre e era justamente o que eu procurava para dar nome ao meu projeto. Bom, foi assim. Hoje O Oficina HQ virou uma Ação Cultural onde além de Oficinas (já temos 2 diferentes e a idéia é ampliar o leque), realizamos Exposições em Galerias, Shopping, Universidades/Escolas; realizamos Mostras de Filmes, palestras, participamos de Projetos pedagógicos em escolas e temos o site(http://www.oficinahq.com/). E se depender de mim, faremos muito mais.




3*Na nossa sala de aula tem um numero muito maior de pessoas maiores de idade, por que você acha que isso ocorre já que a faixa etária é "a partir de 11 anos"?


Pois é. Se eu te disse que isso não foi uma surpresa pra mim, estarei mentindo. Isso acontece desde 2003. Eu arrisco dizer que o público mais maduro é quem realmente tem se interessado por desvendar os mecanismos de construção. Mas é delicado certas suposições, pois as vezes a divulgação, o direcionamento da divulgação tem grande participação nesses resultados. Digo isso porque acabo de iniciar uma nova Oficina (Criação de Personagens). Ela é voltada para crianças de 7 a 11 anos. A divulgação foi feita e fechamos a turma.Acho que os dois dados respondem sua pergunta: grande parte do público que aparece além de jovens que almejam trabalhar com quadrinhos, são profissionais da área de Educação, publicidade, jornalismo, produção, que desejam conhecer com a linguagem dos quadrinhos.




4*O que você acha do nosso Blog de notícias, o Blog News?


EU dei muita risada!! O melhor foi aquela conversa com “eco transcrito” (risos). Acho que essa entrevista vai ser mais profunda, porém muito menos engraçada... rs rs




5*Em que personagem você esta trabalhando?


Estou trabalhando com “Ella, uma hacker que criei em 1991”. Fiz apenas 1 história em quadrinhos e depois engavetei. Na verdade, há pouco menos de 4 anos, voltei a pensar o personagem. Comecei a tirar as teias de aranha e pesquisar sem pressa. Este ano a pesquisa tem se intensificado, e priorizei mais a dedicação ao personagem. Estou buscando pessoas interessadas em participar desse Projeto. Estou mergulhando num universo onde mocinhos e bandidos duelam silenciosamente. Não posso falar muito mais ainda.




6*Pode nos mandar um esboço, ou ate uma prévia dele?


Mandarei a versão original, ok? Neste momento uma das coisas que estou definindo é o traço, bem como as mudanças na fisionomia da personagem. Assim que tivermos isso sem risco de mudança imediata, te mostramos.






Esboço da ELLA original







7*Você concorda com o genial Antonio Cedraz quando ele diz que os Super-Heróis e Mangás são ultrapassados?


Adoro e admiro o Cedraz! É um amigo! Aliás uma das melhores coisas de trabalhar com quadrinhos é conhecer os profissionais que sempre admirei e respeito. Bom, mas sobre super-heróis e mangas, não acho que sejam ultrapassados. Acho que independente do veículo no qual se deseja expressar-se artisticamente, o que se avalia(de forma geral) não é o estilo e sim a obra. Na música por exemplo, você pode até arriscar dizer que tal cantor de MPB tem feito um trabalho há tanto tempo do mesmo jeito que está sem novidade, mas sempre se pode e surge cantores de MSN com algo novo. Acho que é por ai. Sempre se há a possibilidade de se reformular, mudar, enfim, de alguma forma trazer novidade. Então a resposta é não.




8*E com Alan Moore, com a sua posição "Anti-adaptações"?


É delicado falar nisso. Precisamos ser cuidadosos em avaliar a atitude favorável ou contra adaptação. No caso de Alan Moore, eu não contesto nem reclamos jamais dos argumentos dele. Se a adaptação não agrada ao autor, cabe 2 coisas: rejeitar ou aceitar. Só digo uma coisa: tem que ser muito comprometido com o trabalho criado pra poder rejeitar os créditos e a grana! Sim! Não é fácil mesmo !!!!!!!São atitudes que só fazem sentido, se tomadas por alguém que tem um nome. A Warner Bros. Por exemplo, sabe o peso do aval de Alan Moore. Na e a mesma coisa ter uma adaptação com e sem o seu nome.




9*Quais prêmios você já ganhou, ou pretende ganhar?


Engraçado que depois de adulto eu não participo de concursos. Na minha infância eu participava sempre. Já ganhei de fantasia do Batman e Homem-Aranha até viagem aos Estados Unidos, Bolsa de Estudos da 5 a série ao 3º, ano colegial, curso de inglês. Mas admito que a correria de faculdade, trabalho e empenho nos meus projetos(Oficina HQ, é um deles) me dificultam. A minha produção de Quadrinhos super lenta é uma prova disso. Mas digamos que as coisas caminham para que meu tempo seja dedicado cada vez mais às artes gráficas. E quanto ao futuro, tem sim algo que quero ganhar, mas depois que eu ganhar te conto! Talvez ano que vem aconteça! (não adianta insistir que eu não digo antes.. rs rs)




10*Quais Adaptações você "põe a mão no fogo"?


Eu adoro Quadrinhos, mas não assisto todas as adaptações do gênero. Pode ser estranho mas tem adaptações que simplesmente não me empolgo. Por isso nem queria citar. Mas com sou fã do Homem-Aranha, cito o 1 e o 2. Já o terceiro, não gostei. Sin city!!! Maravilhoso! 300, gostei muito! Hell boy, gostei! Batman Begins, gostei!!!




11*O que você gostaria de dizer para os novos quadrinistas, ou para seus alunos?


Eu gostaria de dizer que se querem fazer, façam. Não adianta ficar tendo milhares de idéias fantásticas e não realizá-las. É melhor pegar a idéia simples, e coloca-la em prática. Quer fazer? Faça. Não quer, fazer, passa pra outra. Esse é um conselho que estou dando pra mim mesmo também..rs rs rsAh! Visitem o site do Oficina HQ! http://www.oficinahq.com/ e fiquem atentos às novas realizações: vem Exposições por ai! Pretendo trabalhar também na realização de uma publicação do Oficina HQ.Obrigado Mateus! O novo mascote do Oficina HQ. Parabéns e continue assim, interessado, curioso e participativo.




*Obrigado e até a próxima!




(logo do site)












POR CENTOPEIA

Nenhum comentário: